Ciclo da Videira

Antes da videira nos dar belas uvas, e ótimos vinhos, ela precisa passar por vários estágios. É o chamado ciclo vegetativo da videira, que repete-se regularmente a cada ano.

Saber a melhor época de uva para plantar e também para colher é fundamental para a determinação da qualidade da safra e, consequentemente, do vinho.

Vamos conhecer agora o ciclo fenológico da videira, que podemos nos referir também como ciclo da videira ou ciclo da uva, e são todas as fases pela qual a planta deve passar mantendo a sua perenidade para obter frutos sãos.

Choro da Videira

O choro da videira acontece nos últimos dias do inverno ou no início da primavera e representa o fim do repouso vegetativo e o início de um novo ciclo vegetativo da videira.

A planta começa através dos cortes da poda a perder sua seiva (“choro”), sendo que esse fenômeno se verifica quando a temperatura do solo, a 25 centímetros de profundidade, chega em torno de 10°C. Desta forma as hastes e ramos começam a recuperar a água e os minerais perdidos no inverno.

Germinação (Broto de Videira)

De 20 a 30 dias após a fase do Choro da Videira, dependendo do tipo da uva, das condições climáticas, da natureza do solo e da quantidade de substâncias que ele retém, a videira começa a brotar: no início o broto da videira incha, em seguida, se abrem  até que aparecem as primeiras folhinhas.

Vegetação

As folhas e ramos começam a crescer. Essa fase acontece até a metade do verão e alcançam seu pico no primeiro mês. Ainda na metade do verão ocorre a maturação dos ramos que mudam de cor.

Floração

A videira começa a florescer, geralmente após oito semanas do início da germinação.  Existe uma grande importância em relação às condições climáticas: a floração pode ser afetada pela geada e chuva, e neste caso não é uma coisa boa, ou beneficiada por temperaturas de pelo menos 15 ° C (ideal como ao redor de 20 ° C) e pela quantidade de horas de luz durante o dia.

Formação das frutas

É o momento em que as flores começam a se transformar em cachos de uva: a cada flor fecundada se desenvolve uma uva. Os elementos que definem a quantidade de uvas de um cacho variam de acordo com o tipo da uva, as condições climáticas, do solo, do cultivo e etc…

“Pintura”

Enquanto os cachos se desenvolvem e ainda estão verdes, acontecem poucas transformações químicas neles. Quando a casca da uva começa a mudar de cor, aumenta a quantidade de açúcar e de ácido tartárico, enquanto que o ácido málico diminui, e os taninos começam a hidrolisar.

Maturação

A maturação ideal depende do tipo da uva e pode ocorrer entre o último mês do verão e as duas primeiras semanas do outono.O tempo de colheita da uva efetuado nesse período é fundamental para produzir vinhos ricos e equilibrados. Somente as uvas “perfeitamente” maduras, época de colheita correta,  contêm as substâncias responsáveis pelo equilíbrio dos sabores e aromas do vinho.

Queda das folhas e o descanso no inverno

Após a colheita, as folhas caem e a videira entra no período de descanso de inverno. O frio tem uma função importante: promove a maturação do tronco e a eliminação de insetos e parasitas. E assim se encerra um ciclo, agora é esperar passar o inverno para que nossa videira possa acordar bem disposta e novamente nos dá belas uvas, consequentemente vinhos excepcionais.

Fonte: http://www.saporedivino.com.br/o-ciclo-de-vida-das-videiras/


Deixe seu comentário