O vinho é sem dúvida uma bebida especial. Com suas imensas variações, é sempre possível escolher um exemplar para combinar com cada pessoa. Ao pensar em um vinho para presente, é preciso levar em consideração as características do presenteado na hora da escolha, para ter certeza de ter encontrado o rótulo ideal.
Confira nossas dicas para escolher o vinho para presente perfeito!
O presenteado
Conhecer detalhes sobre a pessoa que receberá o presente tornará essa tarefa mais fácil. Mas como nem sempre isso é possível, separamos algumas observações para te guiar nessa escolha, como o estilo de vida e personalidade da pessoa. Vejamos:
Pessoas festeiras
Se para o presenteado comemorar todas as conquistas alcançadas é essencial, um espumante, como o Ponto Nero Brut Rosé de Noir, é uma excelente opção, pois é saborosa, delicada e de personalidade, além de ser, ela mesma, um motivo de comemoração.
Pessoas que gostam de cozinhar
Para as pessoas que se interessam pela arte da gastronomia e que literalmente botam a mão na massa, o vinho é uma excelente opção de presente, pois será, sem dúvida, o tema do próximo jantar. Se você conhece seus pratos preferidos, busque opções que harmonizem com esse cardápio.
Caso contrário, escolha um rótulo que possibilite harmonizações elaboradas, como o Casa Valduga Raízes Gran Corte, que acompanha bem massas de molhos condimentados e carnes vermelhas. O corte de três uvas aguça os sentidos de qualquer um que adora gastronomia.
Pessoas jovens
Pessoas ativas e de espírito jovem tendem a apreciar vinhos de sabor frutado e com pouco envelhecimento. O Origem Cabernet Sauvignon é de fácil apreciação até mesmo por aqueles que têm pouca experiência no assunto. Outra ótima opção é o Leopoldina Merlot Rosé um vinho rosado leve e suavemente refrescante.
Pessoas que gostam de viajar
Essas pessoas costumam se interessar pelo melhor deste mundo, e se a intenção é realmente impressionar, busque rótulos especiais, que tenham uma bela história ou um diferencial como o espumante Maria Valduga, que homenageia a matriarca da vinícola Casa Valduga ou ainda o chileno Yali Limited Edition Carménère Reserva, um belíssimo exemplar elaborado em quantidade limitadas da famosa uva chilena Carménère.
A ocasião
A ocasião pode influenciar também na escolha da bebida: se a entrega ocorrer em uma confraternização com outras pessoas, provavelmente só será apreciada em um momento mais íntimo, podendo, portanto, ser um vinho para se guardar na adega.
Se existir a possibilidade de apreciarem a bebida no mesmo dia, busque saber o que será servido, para escolher um vinho que harmonize com o prato. Caso essa informação não esteja ao seu alcance, uma escolha coringa é um vinho tinto como o Raízes Cabernet Franc, que é um vinho versátil, ou então um espumante Moscatel Naturelle, que pode ser presenteada juntamente com uma sobremesa especial.
As escolhas especiais
Se é uma pessoa que tem admiração por alguma personalidade, buscar um vinho da mesma origem desta pode ser um presente atencioso. Procure também por rótulos criados em homenagem a essas pessoas, como o caso do Casa Valduga Villa-Lobos.
Se você sabe detalhes da vida da pessoa, pode usar essas informações para escolher um presente ainda mais especial, por exemplo: escolher um vinho da safra do ano de seu casamento, ou então do ano de nascimento do filho. É um detalhe que será apreciado com carinho.
Se a pessoa tem desejo de conhecer algum país, ou comenta muito sobre uma específica viagem que fez, escolher um vinho dessa região demonstrará carinho e atenção, ainda mais se optar por exemplares de vinícolas que apresentam rótulos exclusivos, como os apresentados abaixo:
Chile: Maquis Viola
Argentina: Vistalba Corte A
Itália: Chianti Classico da Principe Corsini ou um Barolo Pietro Rinaldi
Espanha: Aponte D.O. Toro
EUA: Renwood Premier Old Vine Zinfandel
Se apenas um rótulo não é suficiente, existe a opção de escolher um kit com o rótulo e taças de cristal, como o Espumante Arte Tradicional Brut Rosé, ou ainda um kit de rótulos como o Terroir Premium.
Fonte: Família Valduga
Deixe seu comentário