Roteiros do vinho – Borgonha

A região francesa vitivinícola de Borgonha, terra da Chardonnay e da Pinot Noir, é considerada uma região única. Ela está estrategicamente localizada, a apenas 1 hora de Lyon e a 2 horas de Paris, sendo facilmente acessível a partir de muitas das principais capitais europeias, o que favorece a realização do sonho de conhecer a mítica terra do fantástico vinho Romanée Conti.

Os 150 km de comprimento e um clima que é particularmente adequado para o cultivo da videira, somado à convergência do Mediterrâneo, com influências continentais e oceânicas, fazem jus à reputação global dos seus rótulos.

Tanto que lá existem dezenas de rotas turísticas destinadas a quem procura conhecer os vinhedos e vinícolas. Aliás, o caminho em que o turista embarca na rota dos Grands Crus é conhecido como a Champs-Elysées da Borgonha, uma clara referência a um dos maiores e mais famosos símbolos parisienses.

Assim como a região, várias cidades são famosas, como Dijon, a antiga capital, que possui um patrimônio arquitetônico lindo e oferece muito mais do que a mostarda homônima. Em seu núcleo medieval restaurado, existe um dos mais antigos museus na França, o Museu de Belas Artes. Há também o belo Palácio dos Duques e o opulento Hotel Vogue, construído em 1614, além do Cours du Parc, um parque que remonta ao ano de 1671.

Para fazer a viagem valer ainda mais a pena, combine a rica história da região com suas especialidades gastronômicas. Com certeza, as lembranças serão inesquecíveis!

Se você não for visitar a Borgonha por enquanto, aproveite para sentir um pouco dessa belíssima região, vivendo os vinhos deliciosos elaborados na região.

Fonte: Sommelier Wine


Deixe seu comentário