Você com certeza já deve ter, pelo menos, ouvido falar sobre a uva branca Sauvignon Blanc. Ela é com certeza uma das mais admiradas uvas viníferas que existem e também uma das mais plantadas.
A Sauvignon Blanc está intimamente ligada com a região francesa do Vale do Loire, mas dizem que ela surgiu mesmo em outra região francesa, Bordeaux.
Não é somente na França que essa uva brilha. Ela ganhou grande destaque na Nova Zelândia, e por lá ela tem personalidade própria. Claro que muitos outros países também se deram bem com a produção de vinhos com esta casta, não posso deixar de citar o Chile e os Estados Unidos.
Mas vamos falar um pouco mais sobre esses lugares em que essa uva se destaca. Tanto o Vale do Loire como Bordeaux possuem estilos de vinhos bem diferentes produzidos com essa uva. NoLoire ela brilha sozinha em vinhos como Sancerre, Pouilly-Fumé e Menetou-Salon. São vinhos diferentes entre si, mas que podem apresentar notas minerais, de lima e até de grama cortada.
Já em Bordeaux, a Sauvignon Blanc pode ser encontrada em blends com a branca Sémillon, tanto em vinhos secos leves como também nos famosos e gloriosos vinhos doces naturais, como o Sauternes. As uvas são deixadas propositalmente nas vinhas por um período maior de tempo para que sejam atacadas por um fungo (podridão nobre), que seca as uvas, concentrando seu açúcar e sabor.
Saindo da França e indo para países do Novo Mundo no vinho, os rótulos produzidos com essa uva na região de Marlborough, na Nova Zelândia, conquistaram o mercado mundial. A Sauvignon Blanc por si, já é uma uva aromática, mas os vinhos vindos da terra do kiwi são ainda mais pungentes, com notas de frutas tropicais (maracujá e goiaba), acidez vibrante e que cativaram o consumidor.
O Chile é outro país do Novo Mundo que também apresenta vinhos semelhantes. Procure por rótulos vindos da região chilena de Casablanca.
A uva Sauvignon Blanc juntamente com a tinta Cabernet Franc formam o cruzamento daquela que é com certeza a uva mais conhecida mundialmente, a Cabernet Sauvignon.
De uma acidez natural vivaz e muito aromática, vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc combinam muito bem com o Frango à Montreal servido no nosso almoço executivo.
Se você ainda tem preconceito com vinho branco, pense bem e dê uma chance a Sauvignon Blanc. Afinal, o que você tem a perder mesmo?
Deixe seu comentário