Vinhos feitos de uvas colhidas à noite

Na vitivinicultura, até os mínimos detalhes são imprescindíveis para que o resultado, o vinho, seja o esperado. A colheita das uvas é um desses processos na grande arte de elaborar bons exemplares.

A colheita das uvas é uma decisão providencial dos enólogos, pois quando mal efetuada ela impacta diretamente na conservação e na qualidade das uvas e, consequentemente, dos vinhos. Logo, o responsável precisa decidir o momento ideal para colher, de acordo com a variedade, as características do terroir local e a maturação dos frutos.

O tipo de colheita a ser utilizado também depende de alguns fatores, como o tipo de terreno e a quantidade que será produzida. A colheita manual é empregada em relevos mais acidentados e na produção limitada, já que, para uma maior qualidade, é preciso que seja feita uma seleção mais criteriosa dos cachos.

Uma escolha que tem tido cada vez mais adeptos é a colheita realizada à noite, em que as temperaturas são mais baixas. O resultado esperado para os rótulos colhidos sob a luz da lua e das estrelas é que eles tenham mais equilíbrio, boa acidez e corpo. A ideia é que, sendo colhidas à noite, as uvas podem descansar antes de começar o processo de vinificação.

Fonte: Sommelier Wine


Deixe seu comentário